Sobre Nós

Conheça a nossa história

Como começou

Em 18 de Maio de 1978 é celebrada notarialmente a Escritura da constituição jurídica do CRIAL.

Em Maio de 1978 efectua contactos junto da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim para cedência de um edifício. Esta entidade facultou, a título de empréstimo, a utilização gratuita de uma moradia (antiga casa de habitação), restaurada e adaptada pela Autarquia local.

Em Outubro de 1978, o CRIAL inicia o seu funcionamento, na Rua Almirante Reis, n.º 32 em Almeirim como Escola de Educação Especial, para 40 alunos portadores de deficiência mental, entre os 6 e os 18 anos de idade.

Em 1990 estabeleceu acordo de cooperação com a Equipa de Apoios Educativos de Santarém para que os técnicos do CRIAL dessem apoio a crianças com problemas, integradas no ensino regular.

Em 1997 retificaram-se os estatutos, tendo-se constituído o CRIAL, como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) registada em Diário da República em 24 de Outubro de 1997.

No final de 1999 procedeu à implementação de nova resposta social – Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) – destinada a jovens portadores de deficiências graves, com idade igual ou superior a 16 anos.

Em 1999 adquiriu-se um edifício, em pleno centro da cidade de Almeirim, que após obras de remodelação passa a ser a sede Institucional, desde Novembro de 2000.

Em Dezembro de 2003 celebrou Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Santarém para funcionamento de uma nova estrutura – Intervenção Precoce de Almeirim, em parceria com a Educação, Saúde, Segurança Social e Câmara Municipal.

Em Setembro de 2007 constituiu um protocolo de acordo com a Segurança Social, através de uma equipa Multidisciplinar, passando a desenvolver ações de acompanhamento aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

Em Setembro de 2009 o CRIAL passa a dispor de um Centro de Recursos para a Inclusão, acreditado pelo Ministério da Educação que dá apoio a alunos de 6 agrupamentos de escolas.

Em 2013 avançou-se com o projeto de construção do Lar Residencial, uma obra no valor de um milhão de euros e financiada a 50% por fundos comunitários. Depois de um grande esforço da Direção, foi inaugurado em Fevereiro de 2016 com 11 quartos e 21 camas.

Ainda em 2016, com um grande apoio do Rotary Clube de Almeirim, inaugurou-se a Sala de Snoezelen.

Em 2017, com capitais próprios, fizeram-se obras de ampliação e remodelação da zona da Escola de Educação Especial e Cozinha Pedagógica.

Em 2018 e 2019, também por administração própria, procedeu-se à ampliação do CAO, passando de 2 para 6 salas, dotadas de todos os equipamentos e condições possíveis.

Em Janeiro de 2020 procedeu-se à instalação de uma rede de painéis fotovoltaicos.

Em Abril de 2020 foram adquiridos 2 espaços, contíguos ao edificado, instalando no mesmo ano a Resposta Social CLDS 4G “re”Pensar em Família e o RSI com mais condições.

Em Agosto e Setembro de 2021 ampliou-se e remodelou-se o espaço da Secretaria.

Ainda na mesma data adquiriram-se mais 2 espaços (lojas) no mesmo seguimento e instalaram-se mais 2 salas para a Escola de Educação Especial.

Está aprovado na generalidade e nas várias especialidades o projeto de ampliação do Lar Residencial para 6 camas +1. Aguarda pela PARES 3.0.

CONHEÇA AS NOSSAS

Respostas Sociais

Direcção

 

Presidente José Carlos da Silva

Vice-Presidente – Cândida Isabel Conceição Lopes

Secretário – Maria Fernanda Ribeiro Faria da Silva

Tesoureiro – José Luís Caipira

Vogal – Luísa Isabel Madureira Branco

Vogal – Luciano Ribeiro Faria

Vogal – Rui Manuel Agostinho Figueiredo

 

Conselho Fiscal

 

Presidente – Carlos Manuel Russo Mota

Vogal – José Manuel Duarte Fulgêncio

Vogal –  António Carlos Gonçalves Trindade

Vogal – Joaquim Cortes Jacinto

Assembleia Geral


Presidente – Joaquim Leonor Sampaio

1º Secretário – João Manuel Nogueira Magalhães

2º Secretário – João Miguel Filipe Caetano